DURAÇÃO DAS NOTAS
1. Duração do som
A duração do som é a união de figuras rítmicas e pulsação. É a organização do som no tempo e no espaço.
O som musical tem uma medida, assim como o metro, o peso....e a unidade de medida do som, é a pulsação.
Quanto mais pulsações o som tiver, maior será a sua duração.
Essa forma de representação musical permite precisão e ao mesmo tempo liberdade de interpretação, pois a fluência rítmica permite que cada músico interprete a mesma música de um jeito diferente. E a música é feita de detalhes.
Assim como um atleta de alto rendimento se diferencia do outro por milésimos de segundo, o músico se diferencia do outro pelo modo que ele interpreta o ritmo, como ele expressa os tempos e quão preciso é na distribuição das notas musicais no espaço de tempo.
A duração da notas não é fixa.
Ela pode variar de diferentes formas, mas a forma mais comum de aprender duração das notas é considerar que a semibreve vale 4 pulsações (ou 4 tempos). Nesse exemplo vocês vão ouvir a quatro pulsações e o som da semibreve. Nos próximos capítulos vou mostrar como a duração das notas muda em relação ao que chamamos unidade de tempo (UT)
Preste atenção nas duas formas de representar a pulsação.
- Duração das notas é a organização do som no espaço de tempo.
- A unidade de medida do som é a pulsação
- A duração das notas não é fixa. Uma mesma figura rítmica pode ter diferentes durações. O que define a duração de uma figura rítmica é a unidade de tempo (UT).
Unidade de Tempo (UT) é a figura rítmica que possui 1 PULSAÇÃO ou 1 tempo
PODEMOS DECIDIR QUAL FIGURA RÍTMICA SERÁ A UNIDADE DE TEMPO.OU SEJA, QUALQUER UMA DELAS PODE TER A DURAÇÃO DE 1 TEMPO.
Mais adiante, há vídeos que vão exemplificar como ocorre na prática. Portanto, se não ficou muito claro para você agora, não se preocupe. Vamos por partes. a) No exemplo abaixo, definimos que a semínima vale 1 tempo, ou definimos que a unidade de tempo (UT) é a semínima.
Esse símbolo

Em música chamamos velocidade de andamento
exemplo 1
b) Vamos agora estudar cada parte do exemplo anterior com a pulsação sendo representada por números. 1e (uma pulsação 1º tempo), 2e (uma pulsação 2º tempo), e assim por diante.
Lembrem-se que a pulsação é dividida em tempo forte e fraco. Nesse caso os números representam o tempo forte de cada pulsação, ou seja, a parte sonora, e a letra "e" representa o tempo fraco ou a parte silenciosa da pulsação.
- Ouça o exemplo abaixo acompanhando a figura.
- Agora ouça com os olhos fechados, imaginando as figuras.
- Com um lápis, reproduza a pulsação sem 1e2e3e4e. Faça isso várias vezes até que você acompanhe o áudio perfeitamente.
- Ainda com o lápis, fale a pulsação 1e2e2e3e4e. Repita até acompanhar o áudio perfeitamente.
exemplo 2 ouça o exemplo 2
SE VOCÊ DECIDIR QUE A PULSAÇÃO = 60BPM, PARA DIFERENTES UNIDADES DE TEMPO, O ANDAMENTO DE CADA MÚSICA VAI MUDAR POR CAUSA DA RELAÇÃO DAS FIGURAS RÍTMICAS ENTRE SI
Agora preste atenção nesses exemplos com diferentes Unidades de Tempo. Enquanto você assiste os vídeos, faça a pulsação com um lápis ou com sua mão, e com a voz faça os tempos 1e2e...assim como no exercício anterior. Repita quantas vezes for necessário.
a) No exemplo UT semínima, percebam que escolhi o tempo quaternário com a pulsação a 60bpm.
b) No exemplo UT mínima, percebam que escolhi o tempo binário com a pulsação a 60bpm.
c) No exemplo UT colcheia, percebam que escolhi o tempo ternário com a pulsação a 60bpm.
Conseguiu perceber como o andamento mudou em cada exemplo por causa da unidade de tempo mesmo com a pulsação constante?
LIBERTADOR
PERCEBER QUE...
...música é algo dinâmico, flexível e suas regras permitem uma variedade imensa de combinações, justamente para favorecer a criatividade e originalidade.
No próximo capítulo vou falar de ritmo. Até aqui estudamos os fundamentos da organização do som no espaço de tempo que são pulsação, figuras rítmicas, duração das notas.